A Mitologia de Teen Wolf: Triskelion.

Hey!

 Este é mais um post da série que tem por objetivo, buscar as origens de elementos presentes em Teen Wolf. Estamos muito felizes que vocês tenham gostado do que separamos nos primeiros dois posts que colocamos aqui na Semana Teen Wolf. Caso não tenham lido ou queiram ler novamente, falamos sobre Lobisomens (leia aqui) e sobre A Besta de Gévaudan (leia aqui).

 E hoje viemos falar sobre o Triskelion! Um símbolo muito familiar para os Wolfies por estar bastante presente na série. Porém, as raízes e significados aplicados a ele vão muito além do que nos é apresentado em Teen Wolf. E não, não são apenas os Wolfies que o conhecem. Muitos admiradores da cultura celta, estudiosos e religiosos o adotam.

 Sem mais delongas, vamos direto ao assunto.

Origem e significado

Triskle por Triskle

 O símbolo é encontrado não apenas na cultura celta, mas também entre os gregos e micênios, por exemplo. O termo “Triskelion” é de origem grega e seu sigficado é “três pernas”. De forma sugestiva, o termo descreve bem as características desse símbolo, composto por três pernas ou pontas em movimento, sugerindo o movimento da vida e do universo.

Simbolismo

 Simbolicamente, o Triskelion tem dois componentes principais que nos ajudam a entender bem o que ele representa.

 Primeiro: a disposição das pontas, ou pernas, causa a impressão de que ele esteja em constante movimento. Isso porque essa sensação nos indica que ele representa ação, progresso, avanço e palavras similares que nos lembram constante mudança.

 Segundo: seus três ramos também compõem parte do significado atribuído ao Triskelion. Claro que, não há um termo geral ou padrão, pois dependendo de fatores como época, cultura, aspectos religiosos, mitologia e assim por diante o significado aplicado sempre muda. Porém, alguns significados que podemos atribuir são:

  • Passado, Presente, Futuro;
  • Pai, Filho, Espírito Santo;
  • Espírito, Mente, Corpo;
  • Pai, Mãe, Criança.

 Três componentes, cada um deles representando cada uma das ramificações. Visto que não há um padrão, se torna possível atribuir ainda mais significados ao Triskelion, mesmo a nível individual. Levando em conta esse dois componentes principais (movimento e tríades), compreendemos que o Triskelion representa a ideia de continuidade ou busca incessante de alcançar o entendimento.

O Triskelion e os Celtas

Celtic Triskelion

Escultura Celta na Irlanda

 Na cultura celta o Triskelion se mostra muito importante. Primeiramente ele nos lembra dos três reinos do mundo celta. Estes são:

  • O Outro Mundo: habitado pelos espiritos, deuses e deusas;
  • O Mundo mortal: em termos simples, o nosso mundo, onde encontramos os humanos, plantas e animais;
  • O Mundo Celeste: onde energias invisíveis estão em movimento, sendo elas as forças do sol, lua, vento e água.

 O motivo de sempre vermos tríades é o próprio significado do número três. Sagrado para os celtas, o número três sempre fazia alusão às tríades divinas e também aos três reinos (Submundo, Mundo do Meio e Mundo Superior). A lua também é muito importante na cultura celta e o Triskelion também faz referência a ela em três fases principais (Nova, Meia e Cheia), não se limitando apenas a isso, pois visto que a lua em si é a representação de uma das deidades celtas, as fases lunares também podem representar as três facetas da própria deusa (Donzela, Mãe e Anciã), revelando as implicações lunares envolvidas como: feminino, intuição, espiritualidade, iluminação, mistério e subconsciente.

 Com amplas aplicações, vemos que levando em conta o contexto e as variantes, os significados desse símbolo são diversos. Mas podemos resumir a ideia principal em três aspectos importantes:

  • Crescimento pessoal
  • Desenvolvimento humano
  • Expansão espiritual

 Motivos pelo qual o Triskelion seja uma boa opção de tatuagem para alguém que superou grandes dificuldades na vida, decidindo que o fato deva ser marcado. Nesse ponto, o movimento de rotação a partir do centro assume simbolismos específicos.

  • Sentido horário: expansão, crescimento, progresso, evolução.
  • Sentido anti-horário: recolhimento, proteção, preservação.

Triskelion significado

O Triskelion em Teen Wolf

 Bastante presente na série, vira a mexe nós vemos o símbolo representado em algum lugar. Não negando a mitologia celta como sendo grande parte de sua influência, Teen Wolf nos mostra que tanto os lobisomens como os druidas (Deaton, por exemplo) o conhecem muito bem.

 Derek Hale tem o Triskelion tatuado nas costas. Muitos fãs atribuem esse símbolo como uma forma de representar o personagem e seu bando.

Triskle tattoo

Tatuagem nas costa de Derek

 Nesse contexto, o conceito de tríade também é explorado na série. Em busca de controlar a transformação, Derek recita o mantra “Alfa, Beta e Ômega”. Cada uma das palavras significando uma das ramificações. Já Satomi e seu bando recitam outro mantra: o sol, a lua e a verdade – frase de Buda se referindo as três coisas que não podem ser escondidas por muito tempo – visto que Samomi e seu bando são budistas.

Wlf pack

 O bando dos Alfas, liderado por Deucalion, tem como símbolo uma das variantes do Triskelion. Mas, ao invés de suas pontas serem espirais, como no caso da forma mais conhecida do símbolo, o Triskelion usado por eles segue formas retas.

Alpha's Pack

Símbolo do bando dos Alfas na porta da antiga morada dos Hale, indicando sua chegada a Beacon Hills

 Os Hale também têm um disco com o Triskelion gravado. Ele serve para treinar crianças a controlar seus poderes. Vemos Derek usá-lo para tentar ajudar Liam a se controlar durante a lua cheia quando eles estão dentro de uma van para o México na quarta temporada.

Triskelion disk

Disco usado pelos Hale para treinar crianças

 Ainda na quarta temporada, Peter engana Kate, fazendo-a acreditar que o símbolo a ajudaria a controlar sua transformação como Nagual.

 Aos poucos Teen Wolf nos mostra mais detalhes a respeito de sua mitologia, então é possível que novos aspectos em torno do Triskelion sejam revelados ou que o símbolo se torne mais recorrente em algum momento.

 Esperamos que tenham gostado do que reservamos à vocês em mais um post da série A Mitologia de Teen Wolf. Logo estaremos de volta explorando mais aspectos como esse na série. Comentem o que acharam, seja por aqui ou pelo Twitter, Facebook. Apareçam!

 Até mais turma!

Anúncios

2 comentários sobre “A Mitologia de Teen Wolf: Triskelion.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s